Loading icon

O prédio mais alto do mundo

Burj Khalifa, do árabe. A "Torre Khalifa" é o edifício mais alto do mundo - 828 m, e o de mais andares - 163 andares, sem contar 48 andares técnicos e subterrâneos. O arranha-céu tem a maior torre do mundo - 180 m. Este grandioso edifício está localizado em Dubai (EAU).

Por que foi chamado

Durante o projeto, o arranha-céu recebeu o nome de "Burj Dubai", que significa "Torre de Dubai". Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, que governava o emirado de Dubai na época, nomeou a torre em homenagem ao presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Khalifa bin Zayed Al Nahyan. Em 4 de janeiro de 2010, durante a cerimônia de inauguração, houve uma renomeação oficial.

Projeto de construção

O projeto foi assinado pelo arquiteto americano Adrian Smith. O edifício foi concebido como uma "cidade dentro da cidade" - com as suas próprias áreas de lazer, restaurantes, lojas e campos desportivos.

Durante a construção, a altura desta grande estrutura foi mantida em segredo. Isso foi feito para que ninguém pudesse projetar o edifício mais alto. Portanto, houve muitas versões. A princípio, assumiu-se que haveria uma altura de 705 m e, posteriormente, 940 m.

Construção de uma casa gigante

A torre foi construída por Samsung. A construção da instalação começou em 2004. O canteiro de obras empregou 12.000 trabalhadores que construíram 2 andares por semana. Os custos de construção totalizaram 1,5 bilhão de dólares.


Previa-se que a estrutura deveria suportar não apenas cargas pesadas, mas também de temperatura, por isso foi feita uma composição especial da mistura de concreto que pode suportar temperaturas de até +50 C. O trabalho de concreto foi realizado à noite, quando a temperatura do ar não era alta, misturava-se gelo de concreto. No total, foram gastos 320 mil metros cúbicos. m. de concreto e 60 mil toneladas de estruturas metálicas.

Como é o prédio

A torre tem formato assimétrico para balançar menos com o vento e lembra uma estalagmite. A superfície externa do edifício é 75% envidraçada e equivale a 111,5 mil metros quadrados. m. Para reduzir a temperatura nas instalações e proteger da poeira, foram utilizados painéis de fachada coloridos. Leva três meses para lavar toda a fachada de vidro.

O que há no arranha-céu de Dubai

Dentro do prédio são localizado: um hotel, 900 apartamentos, escritórios e shopping centers. Dois andares são ocupados por complexos esportivos e plataformas de observação. O Restaurante Atmosphere está localizado no 122º andar e é o restaurante mais alto do mundo.

O prédio pode ser acessado por três entradas diferentes. Possui 57 elevadores com velocidade de até 10 m/s e 8 escadas rolantes. Todo o sistema de telecomunicações está localizado no topo do arranha-céu.

Factos Interessantes

No território adjacente à torre existe um lago artificial com uma área de 12 hectares, uma fonte musical. Mais de 6,6 mil dispositivos de luz são usados para iluminar a cor da fonte. O comprimento da fonte é de 275 m e a altura dos jatos chega a 150 metros. Um sistema de ar condicionado e aromatização está instalado dentro do arranha-céu. Foi desenvolvido um aroma único, que é fornecido ao local graças a membranas especiais através de grelhas especiais no chão.