Loading icon

Com uma das melhores coleções de antiguidades gregas do mundo, este museu conta a história da ascensão de Atenas e da Grécia. Sua coleção de esculturas é inigualável.

Localizado em Kifissia, não muito longe do centro de Atenas, este museu possui várias coleções diferentes. Você encontrará esculturas, vasos e objetos menores.

1. Museu Arqueológico de Atenas

O Museu Arqueológico de Atenas é o maior e melhor museu arqueológico da Grécia, com uma coleção impressionante que abrange mais de 11.000 peças. Esta vasta gama de antiguidades vai desde a pré-história até a antiguidade tardia. Apesar do grande número de itens expostos, o museu nunca pareceu lotado durante nossa visita, graças ao layout cuidadoso e cuidadoso. O museu está instalado em uma grande mansão neoclássica cor de limão e é dividido em uma série de salas e anexos. Reserve um tempo para admirar as ferramentas e descobertas antigas na Coleção de Antiguidades Pré-históricas e, em seguida, maravilhe-se com a evolução da escultura grega ao longo dos tempos na Coleção de Obras de Escultura.

Os artefatos mais famosos do Museu Arqueológico de Atenas incluem a estátua de bronze em tamanho real de Zeus/Posiedon (Epinetra), um capacete dourado da batalha de Tróia e o mecanismo de bronze enferrujado de Antikythera, que se acredita ter sido usado para navegação no início dos anos vinte aC. Há também uma série de lindas e elaboradas máscaras de ouro, adagas, joias e outros itens em exibição.

O Museu Arqueológico de Atenas foi fundado em 1829, o primeiro museu estabelecido após a luta revolucionária grega e a libertação do domínio otomano. Está localizado em Exarcheia, perto da Universidade Politécnica de Atenas e pode ser alcançado de táxi (5 minutos), metro (10 minutos) ou 25 minutos a pé da área de Plaka/Acropolis. Está aberto 7 dias por semana e os preços dos ingressos são razoáveis. Pacotes de ingressos especiais estão disponíveis para incluir este museu, o Museu Bizantino e Cristão e o Museu Numismático por um preço único. Reserve bilhetes aqui. Alternativamente, o Museu Arqueológico está incluído na maioria dos passes multi-atrações de Atenas. Confira aqui a lista completa de opções do Passe Atenas.

É impossível conhecer os pontos turísticos da Grécia em um dia, assim como em um semana, mas você pode ver o número máximo de novos lugares com a ajuda de um carro alugado em um dos aeroportos do país. Por exemplo, em Atenas você pode alugar um carro a partir de 17 euros por dia, em Corfu - a partir de 16 euros por dia.

2. Museu bizantino e cristão

Renovado em 2004, este magnífico museu é uma das melhores coleções de Arte Bizantina do mundo. Instalado na vila de Ilissia, exibe uma deslumbrante variedade de ícones, esculturas e afrescos da cultura cristã do século III dC até recentemente. As exposições são organizadas e categorizadas em seções para que possam ser facilmente visualizadas.

Entre as exposições mais interessantes aqui estão vestimentas sacerdotais coptas, cerâmica e armaduras, juntamente com pinturas, manuscritos e afrescos. Possui uma coleção de mais de 25.000 itens e é um dos principais lugares para se visitar na Grécia para os amantes da arte devocional. Também é famosa pelos intrincados mosaicos e belos ícones que preserva.

O Museu Bizantino e Cristão está localizado no coração de Atenas e próximo a muitas outras atrações, incluindo Kolonaki, Jardim Nacional e Museu das Cíclades. Isso o torna um local ideal para explorar durante um dia de turismo na capital grega. Ele também está presente em muitos passeios pelos principais museus da cidade e pode fazer parte de um pacote que inclui outros destaques como Acrópole, Ágora e Liceu de Aristóteles.

Se você deseja fazer uma visita guiada ou apenas passear pelas exposições por conta própria, este museu é absolutamente imperdível em Atenas. Se você estiver visitando o museu por conta própria, levará algumas horas para concluir toda a visita. Recomenda-se planejar seu tempo adequadamente para que você possa ver todas as exposições de uma só vez. Para aproveitar ao máximo a sua visita, consulte online os preços dos bilhetes e os horários do museu. Você também pode reservar seus ingressos com antecedência para evitar problemas de última hora.

3. Museu Arqueológico Nacional

O Museu Arqueológico Nacional é um museu de tesouros que exibe as descobertas mais famosas de sítios arqueológicos da Grécia. É também um importante repositório de artefatos coletados pelo estado grego. O museu contém uma enorme biblioteca, um arquivo fotográfico e laboratórios químicos.

Situado em frente ao Partenon e lembrando a estrutura de sua rocha sagrada, o museu tem um design escalonado que permite fácil acesso às suas coleções. É o maior museu arqueológico da Grécia, com uma coleção de mais de 11.000 peças.

Oferece um panorama da história da antiga civilização grega desde a pré-história até a antiguidade tardia. Um dos principais destaques do museu é a coleção de bronzes antigos que é a maior do mundo. Outros destaques incluem a máscara mortuária de ouro do rei Agamenon, um capacete de Milcíades, o general ateniense que venceu a Batalha de Maratona contra os persas e um vaso de guerreiro micênico representando soldados marchando para a guerra enquanto seus entes queridos se despedem deles. Há também uma sala dedicada aos magníficos tesouros encontrados por Schliemann em Micenas e outra a Santorini com suas encantadoras pinturas murais de pugilistas.

Uma visita ao Museu Arqueológico Nacional é como uma viagem no tempo na vida real! Você poderia facilmente passar várias horas aqui explorando as exposições. Você pode comprar um ingresso combinado com o Museu Epigráfico, o Museu Bizantino e Cristão e o Museu Numismático na entrada com desconto. Esta é uma visita obrigatória em sua próxima viagem a Atenas. O museu está aberto todos os dias das 9h30 às 17h30, exceto no dia 1º de janeiro, domingo de Páscoa e feriados. Descontos especiais estão disponíveis para grupos e estudantes.

4. Museu Nacional de Arte Contemporânea

Fundado em 2000, o Museu Nacional de Arte Contemporânea (também conhecido como EMST) é uma das instituições culturais mais importantes de Atenas. Sua coleção inclui pinturas, instalações, fotografias e esculturas de artistas gregos e internacionais, como Vlassis Caniaris, Nikos Kessanlis, Sirin Nesat e Nan Goldin.

Seu principal espaço expositivo está instalado no antigo prédio da Fix Brewery, um belo exemplo da arquitetura industrial do pós-guerra no bairro de Koukaki. As coleções da EMST estão expostas por todo o edifício, que também abriga salas de aula, biblioteca e loja do museu.

O destaque do NMCA é sua extensa coleção de bronzes, com mais de 14.000 peças expostas. Há também vários vasos antigos de vidro e cerâmica, bem como estatuetas, caldeirões e armas.

Outro destaque é o Museu Numismático do museu, que possui uma das mais extensas coleções de moedas do mundo. A coleção remonta ao século XIV aC e certamente encantará qualquer pessoa interessada em antiguidade.

Também existem numerosas inscrições e fragmentos de estátuas de mármore que podem ser encontradas aqui, incluindo 36 dos 115 painéis de friso originais do Partenon que capturam fragmentos de divindade e humanidade de boa índole, como a deusa Atena prendendo sua sandália ou o capacete de Miltíades, o general ateniense que venceu a batalha da maratona contra os persas.

Durante a sua viagem a Atenas, não deixe de visitar este museu fascinante e diversificado. É fácil ver por que rapidamente se tornou uma atração popular, com as impressionantes exibições de antiguidades que fornecem uma visão reveladora da história e dos costumes antigos da Grécia. Está disponível um pacote especial de bilhetes que lhe permite visitar os museus Acrópole, Bizantino e Cristão e Numismático, tudo pelo preço de um!

5. Museu Nacional da Grécia

O Museu Arqueológico Nacional da Grécia é o maior e um dos mais importantes museus do país, com uma impressionante coleção de arte grega antiga. Mais de 11.000 exposições estão reunidas aqui de todos os cantos do mundo grego e dos tempos, oferecendo um panorama extraordinário da civilização antiga desde a pré-história até a antiguidade tardia. Os destaques deste incrível museu incluem o famoso cocheiro de bronze, bem como uma notável coleção de esculturas e trabalhos em metal, incluindo obras de Praxiteles e outros artistas aclamados. Outras peças de destaque são a enigmática Máscara de Agamenon e o mecanismo de cálculo do tempo chamado Antikythera, que se assemelha a um computador analógico moderno. Além disso, o Museu exibe alguns dos tesouros encontrados no Oráculo, templos e tesouros de Delfos, um dos mais renomados locais antigos de adivinhação e profecia.

Construído entre 1866 e 1889, este imponente edifício neoclássico foi inicialmente construído para abrigar os numerosos achados de escavações feitas durante o século XIX em Atenas e arredores. Nos anos seguintes, foi ampliado com itens de toda a Grécia e hoje é considerado uma das coleções arqueológicas mais abrangentes de toda a Europa.

É um verdadeiro “museu das civilizações” que oferece aos visitantes uma oportunidade única de fazer uma viagem pela história de uma das culturas mais antigas e fascinantes do mundo. Esta coleção impressionante, com seus objetos utilitários e obras de arte, faz do Museu Nacional da Grécia um dos museus mais visitados da Grécia e imperdível para todos os viajantes que visitam Atenas.

Alguns dos outros destaques que valem a pena explorar neste notável museu são os magníficos afrescos de Knossos, que retratam atletas, dançarinos e outras cenas que parecem atravessar milênios e nos tocar hoje. E, claro, as belas Cariátides, que estão posicionadas exatamente onde estavam originalmente situadas na Acrópole quando foram usadas como suportes para o Erechteion.