Loading icon

A Islândia é um país repleto de belezas naturais. Das poderosas falésias e icebergs às dramáticas cachoeiras, gêiseres e montanhas - há algo para todos neste destino incrível!

A Terra do Fogo e do Gelo abriga vários parques nacionais que valem a pena visitar. Aprenda tudo o que você precisa saber sobre como visitar essas áreas protegidas em nosso guia!

Skaftafell

Skaftafell é um espetacular parque nacional no sudeste da Islândia. É o lar da enorme geleira Vatnajokull e tem cachoeiras, montanhas e vulcões impressionantes. Este país das maravilhas naturais é o destino perfeito para quem quer ver a incrível beleza da Islândia de perto e pessoalmente.

É também o lar de algumas das reservas naturais e flora mais emblemáticas do país. Esta área está protegida desde 1967 e tornou-se parte do Parque Nacional Vatnajokull em 2008.

A paisagem de Skaftafell formou-se lentamente ao longo de milhares de anos. As enormes forças de erupções vulcânicas, terremotos e movimentos glaciais criaram uma paisagem única e inesquecível.

Muitas das espécies de plantas que prosperam nesta área dificilmente são encontradas em qualquer outro lugar da ilha, incluindo botão de ouro da geleira, avens da montanha, angélica e tomilho do Ártico. A paisagem abriga uma variedade de aves, bem como mamíferos selvagens, como a raposa do Ártico e o vison.

Caminhadas em Skaftafell são incrivelmente gratificantes, com a área oferecendo uma série de caminhadas que permitirão que você descubra os pontos turísticos mais incríveis da região. É uma ótima maneira de ver o mundo natural no seu melhor, e é recomendável contratar um guia para qualquer uma das caminhadas.

Localizado a cerca de 4 horas de carro de Reykjavik, você encontrará Skaftafell na rota 1. Este é um destino popular para viajantes que desejam experimentar a beleza natural deslumbrante que a Islândia tem a oferecer.

Você pode acessar Skaftafell por conta própria, mas é melhor reservar uma visita guiada com um de nossos experientes guias islandeses. Eles terão muito conhecimento local e podem levá-lo às melhores trilhas, cachoeiras e geleiras de Skaftafell.

Os visitantes podem chegar ao parque nacional de carro, mas você deve verificar as condições da estrada antes de sair. Você precisará pagar uma taxa de entrada ao chegar, mas isso faz parte dos esforços de conservação do parque.

Para garantir que você tenha a experiência mais memorável possível, é melhor visitar Skaftafell durante o verão. O clima geralmente é agradável no parque e há muitas atividades para mantê-lo ocupado.

Os turistas consideram alugar um carro uma das melhores maneiras de aproveitar tudo o que a Islândia tem a oferecer. Alugar um carro da classe econômica no aeroporto de Reykjavik custa cerca de 19 euros por dia, no Reykjavik centro - cerca de 21 euros por dia.

Vatnajokull

Vatnajokull é um parque nacional único que combina fenômenos naturais como geleiras, vulcões e atividade geotérmica. Estabelecido em 2008, cobre 13% da Islândia e está entre os maiores parques nacionais da Europa.

A sua singularidade assenta na reciprocidade entre o fogo e o gelo, o que lhe confere um apelo excecional aos visitantes. O parque está localizado no sudeste da Islândia e é conhecido por suas paisagens deslumbrantes.

Há uma série de recursos impressionantes no parque, como lagoas glaciais e rios gelados. Essas características tornam o local um destino popular para turistas de todo o mundo.

Outro destaque do parque são as cavernas de gelo. Essas cavernas estão localizadas na base de Vatnajokull, uma geleira que dá nome ao parque. As cavernas são escavadas pela água da geleira e podem ser exploradas em uma viagem guiada.

As cavernas de gelo glacial também abrigam uma variedade de vida selvagem, incluindo ursos polares, raposas do Ártico e focas. Eles são imperdíveis para os entusiastas da natureza e aventureiros.

Você pode chegar a essas áreas de Reykjavik alugando um carro ou trailer. A viagem vai demorar um pouco, mas vale a pena dirigir.

Além disso, você pode ver as incríveis cachoeiras da região, como Dettifoss e Askja. Há também muitas outras atrações na área que valem a pena explorar, como Skaftafell e Jokulsarlon.

Além disso, existem várias trilhas para caminhadas no parque. Alguns são fáceis, enquanto outros envolvem terrenos mais difíceis. As caminhadas podem ser uma ótima maneira de conhecer a beleza natural de Vatnajokull e aprender sobre a história da região.

A paisagem de Vatnajokull é muito diversificada, com um planalto e montanhas no lado norte. Também inclui um desfiladeiro glacial de 25 km (14 milhas), Jokulsargljufur.

Algumas das atividades mais populares no parque incluem caminhadas, pesca e camping. Você também pode desfrutar de um passeio em um jipe 4x4.

O parque é administrado pelo governo islandês. É uma organização eficaz com governança madura, uma boa estrutura de gestão e pessoal experiente. Além disso, o parque é apoiado em todos os níveis pelos municípios e empresas locais.

Thingvellir

Thingvellir é um dos parques nacionais mais populares da Islândia e é um destino imperdível quando você planeja uma viagem à Islândia. Não é apenas um lugar bonito para se visitar, mas também oferece muitas atividades exclusivas que certamente tornarão sua viagem inesquecível.

Esta magnífica paisagem foi criada por forças tectônicas que rasgaram um vale de fenda na divisão entre as placas continentais da América do Norte e da Eurásia. Os desfiladeiros e fissuras resultantes são a principal atração deste parque nacional. O mais famoso deles é Almannagja, que é um desfiladeiro que corta a borda de ambas as placas tectônicas. Você pode caminhar pelo desfiladeiro e ver essas placas em toda a sua glória enquanto se destacam na paisagem islandesa.

O parque também possui vários gêiseres que liberam água quente no ar. Estes são uma visão espetacular e são conhecidos por serem os mais antigos do mundo.

Existem algumas maneiras de chegar a Thingvellir, mas a mais fácil é alugar um carro e dirigir até lá. É uma viagem bastante direta, levando cerca de 40 minutos da capital Reykjavik.

Outra maneira de chegar a Thingvellir é fazer um tour. Esses passeios geralmente acontecem de abril a outubro e são uma ótima maneira de conhecer o parque sem ter que se preocupar com multidões.

Se você está procurando algo um pouco mais ativo, pode fazer um passeio a cavalo ou mergulho com snorkel no parque. Essas atividades são populares entre os moradores e visitantes e são uma maneira divertida e emocionante de explorar a paisagem.

A melhor época para visitar Thingvellir é entre maio e outubro, quando o clima costuma ser mais agradável. No entanto, mesmo assim, a área pode estar sujeita a chuva e vento, por isso é recomendável levar roupas impermeáveis.

Além dessas vistas inspiradoras, o parque também abriga inúmeras atrações históricas. Isso inclui o local original do primeiro parlamento na Islândia, que é o que dá nome ao parque.

Outros marcos incluem a Igreja Thingvellir, que é uma das igrejas mais bonitas do país. Seu exterior branco e teto preto são uma oportunidade de foto de morrer!

Snaefellsjokull

Snaefellsjokull é uma das geleiras mais famosas da Islândia. Ele ganhou fama mundial depois de ter sido destaque em A Journey to the Center of the Earth, de Júlio Verne, e ainda é considerado um destino imperdível para os turistas que visitam o país.

Localizado na Península Snaefellsnes, o Parque Nacional Snaefellsjokull foi estabelecido em 2001 e protege muitas das maravilhas naturais e pitorescas vilas de pescadores encontradas ao redor da geleira. Esta área do país é um paraíso para os visitantes que desejam conhecer o lado selvagem da Islândia, com enseadas rochosas, campos de lava cobertos de musgo, colônias de aves marinhas, penhascos imponentes e muito mais.

Se você está procurando uma viagem de um dia fácil saindo de Reykjavik, Snaefellsjokull fica a cerca de três horas de carro. A rota mais rápida é através de um túnel subaquático sob o fiorde de Hvalfjordur, mas também há uma excelente estrada que contorna o fiorde.

Há uma série de trilhas para caminhadas em Snaefellsjokull, com vários graus de dificuldade. Esteja você planejando dar um passeio tranquilo ou tentar uma caminhada intensa, certifique-se de verificar a previsão do tempo e trazer bastante água e equipamento adequado para caminhada.

Além das caminhadas, Snaefellsjokull tem uma grande variedade de outras atividades ao ar livre para desfrutar. Por exemplo, você pode descer 115 pés no subsolo até um sistema de tubos de lava de 8.000 anos chamado Vatnshellir, que você só poderá acessar por meio de uma visita guiada.

Outra atividade popular é subir até a cratera do vulcão extinto em Saxholl, que oferece vistas fantásticas do parque ao redor. É melhor levar um guia nesta caminhada, pois o caminho pode ser bastante íngreme e há muitas saliências perigosas ao longo do caminho.

Durante a sua visita a Snaefellsjokull, tente passar pelo menos dois dias no parque, pois há muito para ver. Dessa forma, você poderá apreciar a fundo a beleza da região e explorar mais do que apenas as principais atrações.

Snaefellsjokull e arredores abrigam uma variedade de espécies animais, incluindo focas cinzentas, focas, raposas, baleias minke e botos. Fique de olho nessas criaturas e, se tiver sorte, poderá até avistar as magníficas orcas que frequentam essa região do país.