Loading icon

Os melhores pontos turísticos de Jacarta

Os melhores pontos turísticos de Jacarta

Jacarta é o lar de uma grande variedade de pontos turísticos e atrações que abrangem a história do país até hoje. Dos marcos icônicos da capital às atrações menos conhecidas que ajudarão você a entender a cultura única da Indonésia, aqui estão alguns dos melhores pontos turísticos da cidade.

Uma das áreas mais populares para visitar é Kota Tua ou Old Town Batávia, uma área pitoresca repleta de cafés e museus. Também possui uma praça central de paralelepípedos, onde você pode apreciar a beleza dos edifícios coloniais holandeses que a cercam.

Para uma viagem confortável, muitos turistas preferem usar os serviços de aluguel de carros na Indonésia. O custo médio de alugar um carro no Aeroporto de Bali é de 16 euros por dia, no Aeroporto de Jacarta - 18 euros por dia.

Kota Tua

Kota Tua é o bairro histórico que já foi o centro colonial de Jacarta. Este bairro possui uma rica herança cultural e passou por um grande programa de revitalização para desenvolver a área como um ponto turístico vibrante.

As principais atrações do distrito incluem a Praça Fatahillah (também conhecida como Taman Fatahillah), o Museu de História de Jacarta e o Museu Wayang. Esses são ótimos lugares para explorar para qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre a história e as influências coloniais da Indonésia.

Além disso, os turistas também podem ir para Sunda Kelapa, uma área portuária que costuma ser inundada por fotógrafos tirando fotos dos velhos barcos que margeiam a orla.

O bairro também abriga o Cafe Batavia, um restaurante que recria a era colonial holandesa. É um dos melhores locais para saborear uma refeição e reviver a história de Kota Tua.

Pelabuhan Sunda Kelapa

Localizado na foz do rio Ciliwung, Sunda Kelapa é o antigo porto de Jacarta. É também o local do primeiro forte da cidade, construído pela Companhia Holandesa das Índias Orientais.

O porto está repleto de fileiras de barcos à vela tradicionais, conhecidos como 'pinisi', que oferecem oportunidades maravilhosas para fotos. Essas escunas fazem parte da história de Jacarta e ainda são usadas para transportar cargas entre várias ilhas.

Mas o porto não é apenas um belo cenário, é um lugar onde muita vida acontece. Há pequenos barcos ancorados ao longo do cais e grupos de pessoas agachadas à beira da água fumando.

Se você deseja ter uma perspectiva diferente desta movimentada área urbana, faça um passeio de barco pelo porto. Isso lhe dará uma imagem melhor de como é realmente Sunda Kelapa.

Museu Nacional

Um dos melhores lugares para aprender sobre a rica história da Indonésia é o Museu Nacional (Museum Nasional), inaugurado oficialmente em 1868. Sua coleção de 109.342 itens abrange pré-histórica, arqueologia, etnografia, numismática-heráldica, cerâmica e geografia.

Se você tiver tempo, vale a pena visitar o prédio de quatro andares. São quatro exposições permanentes, organizadas sobre temas como homem e meio ambiente; conhecimento, tecnologia e economia; organização social e padrões de assentamento; e tesouros e cerâmicas.

Localizado ao lado da Praça Fatahilah, na Velha Batávia, o museu mistura características coloniais holandesas com elegantes detalhes indonésios. Acima da entrada principal está um vitral do artista holandês Ian Schouten Prinsenhof.

Dunia Fantasi

Dunia Fantasi ou Fantasy World é o maior e mais emocionante parque de diversões de Jacarta. Com mais de 40 passeios e atrações, você encontrará algo para emocionar você e sua família.

O parque oferece uma variedade de passeios ao ar livre, incluindo uma montanha-russa Halilintar, Arung Jeram e o passeio de toras aquáticas de Niagara. Também abriga muitas atrações internas, como o carrossel e a roda-gigante.

O parque também oferece parques aquáticos, como o Atlantis Water Adventure. Possui uma piscina de ondas, piscina flutuante e uma piscina fluvial contínua. Há também algumas piscinas infantis e restaurantes.

Kosenda Chinatown

Jacarta é uma cidade fascinante e é importante reservar um tempo para visitar as atrações culturais que refletem a mistura das culturas indonésia, chinesa, árabe, indiana e malaia.

O bairro de Kosenda Chinatown é um dos melhores lugares para ver a arquitetura histórica chinesa na cidade. Este patrimônio mundial da UNESCO é uma visita obrigatória durante sua viagem a Jacarta.

Você encontrará muitos museus interessantes aqui, incluindo o Museum Bank Indonesia, que conta a história da moeda da Indonésia desde os tempos antigos até hoje.

Além disso, existem ótimos restaurantes que são perfeitos para saborear uma refeição enquanto aprecia a vista incrível da cidade. Alguns deles incluem o Awan Lounge, que tem um belo bar na cobertura com vistas espetaculares e um restaurante estiloso que serve deliciosos coquetéis e cerveja.

Museu Wayang

Se você está procurando um vislumbre das marionetes javanesas wayang, o Wayang Museum é um ótimo lugar para se visitar. Você encontrará todos os tipos de wayang (bonecos de sombra) aqui de toda a Indonésia.

O museu também tem uma exposição permanente com bonecos wayang de outros países, como China, Índia, Vietnã e França. Tê-los todos sob o mesmo teto torna mais fácil para você ver e aprender sobre os diferentes tipos de bonecos wayang na Indonésia.

O museu é uma visita obrigatória para qualquer visitante de Kota Tua que queira aprender mais sobre a história do wayang e o seu papel na cultura local. É um local muito conveniente para visitar, pois está localizado na Praça Fatahillah, por isso não tomará muito do seu tempo se você já estiver explorando a antiga área colonial holandesa de Kota Tua.

Templo Budista Jin De Yuan

O Templo Budista Jin De Yuan é um dos templos chineses mais antigos da Indonésia. Fundado em 1650, o templo atrai seguidores das crenças chinesa e confuciana.

No interior, uma infinidade de efígies e estátuas enchem o salão principal, enquanto os fiéis cantam e oferecem incenso. No fundo do templo, um incenso rodopiante gigante flutua do teto.

Em 1755, um capitão chinês restaurou o templo e o renomeou como Jin De Yuan. Agora é o lar de dezoito monges budistas.

O complexo do templo foi seriamente danificado por um incêndio em 2015, mas o complexo foi reaberto sob nova administração liderada por Tan Adi Pranata. Antes do Ano Novo Chinês deste ano, lanternas iluminam a área. O complexo é um lembrete da longa presença da comunidade chinesa em Jacarta. É imperdível para quem procura um marco cultural.

Praça Merdeka

A maior e mais popular praça de Jacarta, a Praça Merdeka é um espaço aberto de um quilômetro quadrado localizado no centro da cidade. Está rodeado por importantes escritórios e edifícios governamentais, como o Palácio Merdeka, a Mesquita Istiqlal e vários museus.

A área também é conhecida por suas feiras locais, mercados de artesanato e desfiles militares. O Monumento Nacional, projetado pelo primeiro presidente da Indonésia, Sukarno, para comemorar a luta pela independência, está localizado aqui.

Milhares de indonésios vêm a esta praça todos os fins de semana ou feriados para passear, jogar futebol ou simplesmente sentar e relaxar na grama. Você pode encontrar comida tradicional barata (bakso, nasi uduk e ketoprak) e lembranças vendidas por muitos vendedores ambulantes aqui.

Monumento Nacional

Localizado no coração da Praça Merdeka, o Monumento Nacional é um dos marcos mais emblemáticos de Jacarta. Simboliza a luta pela independência da Indonésia e é um símbolo orgulhoso das conquistas do país.

O obelisco – ou Monas, como é conhecido – tem 132 metros de altura e é encimado por uma chama revestida a ouro verdadeiro (33 kg). É aberto ao público e oferece uma excelente vista da cidade.

Também abriga um museu de história com dioramas que detalham momentos importantes da história da Indonésia. Há também um salão da independência onde você pode ver uma cópia da Proclamação da Independência.

A torre de 137 metros também possui uma plataforma de observação no topo da copa, que oferece excelentes vistas sobre a metrópole circundante. O elevador até o topo sai de hora em hora e tem capacidade para 600 pessoas.

Cemitério Nacional

Se você está procurando um lugar para visitar em Jacarta, o Cemitério Nacional é um destino que vale a pena. É um dos pontos turísticos mais históricos da cidade e é o lar de alguns dos maiores heróis da Indonésia.

Também é um ótimo lugar para explorar se você estiver interessado em aprender sobre a história da Indonésia. É uma zona calma e cheia de edifícios bonitos e é fácil passar o dia a passear e a sentir o ambiente.

Se você está com um pouco de fome, também há ótimos restaurantes para escolher nesta área. Certifique-se de pechinchar pelo melhor preço e você não ficará desapontado!