Loading icon

Lugares notáveis ao redor de Estocolmo

Estocolmo é uma das cidades mais bonitas e fotogênicas da Europa. Aqui estão alguns dos lugares mais notáveis para visitar na cidade.

A capital sueca abriga muitos museus e galerias, mas também há alguns menos conhecidos que valem a pena conferir! Se você é fã de fotografia, por exemplo, confira o Fotografiska.

1. O Palácio Real

O Palácio Real é um dos marcos mais importantes de Estocolmo e uma ótima maneira de explorar a rica história da capital sueca. O opulento edifício barroco foi concluído em 1760 e tem uma magnífica fachada ítalo-barroca que o torna um dos palácios reais mais exclusivos da Europa.

O Palácio é a residência oficial do Chefe de Estado da Suécia, onde ele desempenha suas funções constitucionais, cerimoniais e oficiais do estado. É também palco da maioria das recepções oficiais da monarquia, abertas à visitação durante todo o ano.

Não é difícil imaginar por que o Palácio é um destino turístico popular desde que foi erguido em 1754, projetado pelo mestre arquiteto Nicodemus Tessin, o Jovem, que se inspirou na arquitetura de Roma. A enorme estrutura possui mais de 600 quartos divididos em 11 níveis.

Ao explorar os salões e salas de recepção do palácio, é fácil se perder nos espaços ricamente decorados e nos móveis luxuosos. A sala de pequenos-almoços, por exemplo, foi criada para se assemelhar a uma taberna alemã e apresenta um tecto em mármore esculpido e uma colecção de castiçais de prata dourada da Alemanha.

Um passeio pelo jardim do palácio revela fileiras de árvores, fontes e uma construção de cascatas e sebes que conferem ao parque um ambiente recluso e romântico. É um lugar maravilhoso para relaxar e recarregar as energias após um dia emocionante de passeios pela cidade.

Enquanto estiver no Palácio, não deixe de visitar o Livrustkammaren (o Arsenal Real), um museu gratuito que conta a história da monarquia sueca através de armaduras e roupas. Você encontrará uma grande coleção de coroas, espadas de estado e outros artefatos que foram passados de geração em geração ao longo de quatro séculos.

Os turistas consideram alugar um carro uma das melhores maneiras de aproveitar tudo o que a Suécia tem a oferecer. Alugar um carro da classe econômica no Aeroporto de Estocolmo custará cerca de 18 euros por dia, no Aeroporto de Malmo - cerca de 19 euros por dia.

2. A Catedral de São Nicolau

St. Nicholas, também chamada de Stockholms Domkyrkoforsamling (Catedral de Estocolmo) é a igreja mais antiga da cidade e data de 1200 DC. Ele está localizado em Gamla Stan, no centro histórico de Estocolmo, e foi construído no local de uma capela de pescadores que pegou fogo em 1306.

Dentro da igreja encontram-se várias obras de arte importantes. Um dos mais famosos é um grupo de esculturas medievais de São Jorge e o Dragão, criado por Bernt Notke de Lübeck em 1489. É esculpido em madeira de carvalho, pintado e parcialmente dourado.

Outra obra de arte famosa na catedral é Vadersolstavlan, ou a pintura Parhelion. Ele retrata um fenômeno visto acima de Estocolmo em 20 de abril de 1535, quando seis "cães do sol" foram vistos convergindo sobre a cidade.

Além dessas obras de arte, a catedral contém outros itens históricos interessantes. Estes incluem um altar de prata de 1650, duas cadeiras reais - ambas esculpidas por Burchard Precht - e um púlpito.

Curiosamente, a igreja também abriga o túmulo de Olaus Petri, que foi uma figura importante na Reforma Protestante da Suécia. Ele morreu no século 16 e está enterrado sob o púlpito.

A igreja tem uma relação única com a família real sueca. Isso levou a muitos eventos acontecendo aqui, incluindo coroações e casamentos.

A catedral também abriga algumas das obras de arte mais impressionantes da Suécia. Uma delas é uma grande escultura de São Jorge e o Dragão, que foi encomendada para comemorar a Batalha de Brunkeberg em 1471. A escultura é esculpida em madeira de carvalho, pintada de forma elaborada e parcialmente dourada.

3. O Museu de Arte Medieval

O Museu de Arte Medieval foi construído em torno dos vestígios das muralhas da cidade do século XVI e é um lugar fascinante para aprender sobre a vida na Suécia medieval. A sua extensa coleção inclui uma variedade de artefactos diferentes, desde relíquias a mobiliário.

A coleção abrange uma variedade de tópicos, mas seu foco mais importante é a arte medieval europeia. Possui uma coleção única de obras medievais que não são reproduzidas em outras partes do mundo.

A sua coleção de arte europeia é diversificada, com exemplos de escultura gótica, arquitetura românica e artes islâmicas. Ele também apresenta uma grande seleção de manuscritos iluminados e rodelas de vidro.

Na Suécia, o período medieval foi uma época de mudança religiosa e cultural, influenciada pelo cristianismo. A maior parte do acervo apresenta arte produzida nessa época, com estátuas religiosas, crucifixos e vitrais.

Outra secção do Museu de Arte Medieval é dedicada à arte pré-cristã, com talha realizada durante a Idade da Pedra. Isso incluía imagens de leões, monstros e pássaros.

A arte sueca começou a retratar mais figuras humanas durante a Idade do Bronze, mas a Idade do Ferro e as eras Viking viram a ênfase mudar para formas animais. As formas zoomórficas que eram comuns em esculturas de pedra rúnica são uma lembrança desse período.

O Museu de História Nacional (Historiska Museet) em Estocolmo é uma grande instituição que cobre a Suécia desde a pré-história até o presente. É possível ver a maioria das exposições em uma única visita, mas é melhor visitar em dias separados.

O museu tem entrada gratuita e apresenta um vasto leque de exposições, desde as civilizações antigas à arte moderna. Entre os mais interessantes estão os vikings e o tesouro na adega, que é sem dúvida a melhor coleção de tesouros de ouro e prata da Europa.

4. O Museu Nórdico

O Museu Nórdico é um dos museus mais populares de Estocolmo e é imperdível para os turistas que visitam a cidade. Abriga uma enorme coleção de cultura e herança sueca. Também é um ótimo lugar para visitar crianças e adultos, pois possui um teatro infantil repleto de itens da história sueca.

As vastas coleções do museu incluem roupas, brinquedos, espadas e outros objetos que retratam a vida da Suécia moderna e tradicional. Eles também têm uma coleção de casas, móveis e arte sueca.

Fundado em 1873 por Artur Hazelius, o Museu Nórdico é uma instituição de patrimônio cultural, etnografia e arte popular que cobre 500 anos da história da Suécia. Sua impressionante coleção inclui tecidos, roupas, casas de bonecas e outros artefatos que ilustram as tradições, estilos de vida e cultura do país.

Está localizado na ilha de Djurgrden, no centro de Estocolmo, e foi projetado pelo arquiteto Isak Gustaf Clason. Foi originalmente concebido para abrigar o patrimônio material da nação como um monumento nacional.

Hoje, o Museu Nórdico é um grande edifício de vários andares que exibe grande parte da herança cultural da Suécia. É uma ótima maneira de aprender mais sobre a história e a cultura da Suécia, além de ver algumas das obras de arte mais icônicas do país.

Os visitantes podem ver uma variedade de exposições, incluindo sobre moda e tendências, joias, design de interiores, móveis, vidro e porcelana e muito mais. Eles também podem explorar uma área dedicada ao povo Sami, bem como uma exposição instigante sobre o Ártico.

O museu foi recentemente reformado para incluir novas galerias e uma experiência mais interativa para os visitantes. Sua nova exposição principal, Northern Exposure, concentra-se na arte da região nórdica e sua influência nas artes contemporâneas. A curadoria foi feita por uma equipe de historiadores da arte, incluindo Klaus Ottmann, Jonathan Sajda e Robin Kaufman.

5. Museu ao ar livre de Skansen

Localizado na ilha de Djurgarden, o Skansen Open Air Museum é o museu ao ar livre mais antigo do mundo e uma das atrações mais populares de Estocolmo. Fundado por Artur Hazelius em 1891, o museu mostra a vida antes da revolução industrial e é imperdível para os viajantes que procuram obter uma visão sobre a cultura e o patrimônio sueco.

O museu é composto por cerca de 150 casas tradicionais de todas as partes da Suécia e muitas são dos séculos XVIII, XIX e início do século XX. Os edifícios estão todos dispostos ao longo de caminhos ladeados por olmos, carvalhos e bordos.

Cada edifício é único e explica como as pessoas viviam em suas respectivas regiões. O museu também inclui um zoológico com animais escandinavos, como renas, alces e linces.

Há muitos eventos realizados no Skansen Open Air Museum, incluindo noites de verão para cantar junto e apresentações de música folclórica. Esses eventos são ótimos para famílias e uma maneira divertida de passar o dia.

Os visitantes também podem participar de uma ampla variedade de artesanato e atividades tradicionais em Skansen. Por exemplo, eles podem se vestir com roupas tradicionais e apresentar danças ou canções tradicionais.

É um lugar fantástico para visitar com toda a família e com certeza será uma das suas atrações favoritas em Estocolmo. Há um zoológico, passeios a cavalo e outras atividades para as crianças se divertirem.

Além de exibir edifícios, o Museu Skansen também possui várias lojas que vendem vários produtos artesanais. O museu também organiza vários eventos ao longo do ano, incluindo as famosas noites de Singalong Allsang pa Skansen e um mercado de Natal.